Entre em contato pelo WhatsApp 11 9 8204-8122

contato@cooksmartfoods.com.br

Por que evitar o consumo de produtos industrializados?

 

Alimentos industrializados prejudicam o paladar das crianças. Imagem: Free Pik

 

Nos últimos anos tem aumentado significativamente o consumo de produtos industrializados no mundo. Aqui no Brasil esse crescimento dos industrializados na mesa das famílias se dá por meio do grande consumo de açúcar refinado, gordura ruim e produtos com aditivos e conservantes.

Dentre os alimentos industrializados mais consumidos no Brasil estão os biscoitos recheados, salgadinhos, doces em geral e macarrão instantâneo.

Essa alimentação industrializada é responsável pelo aumento considerável no número de adultos e crianças obesos no Brasil.

De acordo com a professora Rosane Pilot Pessa, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) e Vice-Coordenadora do Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), ambos da USP, cerca de 60% da população adulta no Brasil tem excesso de peso. Por exemplo, se o Índice de Massa Corporal, IMC, estiver entre 25 e 30 kg/m² é considerado sobrepeso e acima de 30 kg/m², obesidade.

Além disso, outro dado preocupante para a saúde pública, diz a professora, é o aumento da obesidade entre crianças. “A partir do momento que a criança se torna obesa, tem chance de levar esse excesso para a vida adulta e, consequentemente, a sua saúde pode estar bem comprometida”, alerta a profissional.

Além de ser uma dieta muito calórica, ela é pouco nutritiva, os alimentos industrializados são considerados aqueles com valor nutricional quase zero, isto é, não dão ao corpo o aporte necessário de vitaminas, minerais, ferro, etc., aumentando os riscos de problemas cardiovasculares, gástricos e respiratórios.

Outro grande problema de uma alimentação à base de industrializados é que esses produtos têm a capacidade de alterar o paladar das crianças. Uma criança habituada a consumir frutas, legumes e verduras, quando apresentada precocemente aos doces industrializados, por exemplo, passa a ter muita dificuldade em continuar consumindo uma alimentação natural, já que a competição com o gosto dos doces industrializados é acirrada.

São muitos conservantes, corantes e aromatizantes que alteram as papilas gustativas. É muito difícil uma criança optar por um brócolis em detrimento de uma bolacha recheada se seus pais/tutores não praticarem, desde cedo, o hábito alimentar por comida natural.

Para as crianças é mais fácil não entrar no mundo dos industrializados se elas não forem apresentadas a esses sabores. Não tem como uma criança gostar ou pedir um determinado alimento se ela não o conhece.

Mas, uma vez que conhece, o estrago está feito e é muito difícil reverter.

Quanto aos adultos que consomem grandes quantidades de produtos industrializados, sempre há tempo de retomar uma alimentação saudável, já que o que está em jogo é a saúde e a vida, já que os industrializados são responsáveis por muitas doenças crônicas.

Se você precisa de uma mãozinha para melhorar sua alimentação e retomar o hábito por uma alimentação saudável, estamos aqui para lhe ajudar com nossas marmitinhas saudáveis e fitness. Confira aqui e faça seu pedido, entregamos no conforto da sua casa ou escritório!

Entregamos refeições saudáveis no conforto da sua casa ou escritório

 

Eu sou o Chef Bruno Schadeck e este é o nosso Blog Cook Smart Foods. Sejam sempre muito bem-vindos e bem-vindas! Fico muito feliz que você tenha chegado até aqui!

Siga também nas nossas redes sociais:

Instagram: @cooksmartfoods

Facebook: /cooksmartfoods

Um abraço saudável!

Chef Bruno Schadeck

Deixe uma resposta