Entre em contato pelo WhatsApp 11 9 8204-8122

contato@cooksmartfoods.com.br

Os malefícios do açúcar refinado para sua saúde

 

Você conhece os malefícios que o açúcar refinado causa para sua saúde?

O açúcar refinado é extremamente perigoso para nossa saúde. Imagem: Pixabay

 

Posso arriscar dizer que praticamente todo mundo sabe muito bem que o açúcar refinado não é nada bom para nossa saúde. Todos sabemos o que é mais saudável para estar à mesa e o que não é. Mas, também sabemos que na prática é muito difícil tirar o açúcar das nossas vidas. E por que será?

Tem um livro que explica muito bem esse processo, aliás, tem vários, mas este, em especial, é bem interessante, é o “Sugar Blues – O doce amargo do açúcar, de William Dufty, Editora Ground.

O livro elucida como o açúcar teve ascensão em nossa sociedade, sendo utilizado para deixar soldados mais “ligados” para renderem melhor na guerra, associando o açúcar aos efeitos de drogas como o ópio e a heroína.

O livro Sugar Blues fala sobre o lado ruim do açúcar. Imagem: Google Imagens

 

Eu sei, muitos devem pensar que é um exagero comparar o açúcar a drogas, mas, infelizmente, não é. O açúcar é viciante, sim.

Que atire a primeira pedra quem nunca desejou um docinho depois do almoço ou correu na cozinha atrás de um doce ao longo do dia ou aguou a boca de vontade de comer aquele bolo de chocolate ou lançou mão da seguinte frase: “Nossa, eu sou viciado em doce”.

Obesidade, enxaqueca, diabetes, hipoglicemia, distúrbios metabólicos e alterações psiquiátricas são só algumas das doenças desencadeadas pelo açúcar.

Um estudo de janeiro de 2020, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, constatou que o açúcar não só é viciante, como altera a química do cérebro em apenas 12 dias de consumo consecutivo.

Isso é muito fácil de observar em crianças. Uma criança que está entre os dois e quatro anos, por exemplo, que tem uma alimentação saudável, comendo diariamente alimentos como: arroz, feijão, legumes, frutas e proteína animal e que é apresentada ao açúcar por meio de bolos, biscoitos doces e guloseimas açucaradas em geral, certamente vai começar a rejeitar a comida que comia antes em detrimento de querer mais doce.

O açúcar tem o poder de alterar nossas papilas gustativas e mudar nossa mecânica cerebral. Quanto mais doce comemos, mais doce nosso cérebro pede. Isso não é o mesmo que o efeito das drogas?

Isso acontece porque o açúcar atua liberando dopamina no nosso cérebro e induzindo respostas do nosso centro de recompensas, ou seja, o açúcar é associado a sensações boas e de prazer, logo, é tido como uma recompensa ou como um alívio para algumas situações estressantes.

“Às vezes, ficamos ansiosos para que a criança comece a utilizar o açúcar. Talvez essa seja uma ansiedade mais dos pais do que da própria criança. Nem tudo precisa de açúcar a mais, por exemplo, um suco de melancia não precisa de açúcar. O mesmo vale para o leite: não precisa adoçar a mamadeira”, enfatiza a endocrinologista Livia Marcela, mestre em Endocrinologia pela Unifesp, em entrevista ao portal R7.

Sabemos que em muitas crianças e pessoas adultas o estrago já está feito e é muito difícil se livrar desse vício. É muito importante o acompanhamento profissional de um nutricionista, por exemplo, que pode associar o tratamento com dieta e atividade física, a algum acompanhamento psicológico também.

Quanto mais cedo tentarmos tirar o açúcar das nossas vidas, não em definitivo, mas, pelo menos reduzindo consideravelmente seu consumo, melhor será nossa saúde e menores as chances de termos algumas doenças.

Se você precisa de ajuda para manter uma alimentação saudável e balanceada, conte com nossas marmitinhas de refeições saudáveis.

Nosso cardápio conta com caldos e sopas, marmitinhas low carb, de massa fit, à base de peixe, frango, carne e, também, a marmitinha vegetariana. Ah, e com preços a partir de R$ 11,00. É só acessar o cardápio e escolher.

Nossas marmitinhas saudáveis auxiliam você a manter uma alimentação balanceada

 

Aceitamos diferentes formas de pagamento: Dinheiro, cartão de crédito ou débito, transferência bancária, VR, Sodexo Refeição, VR Refeição e Ticket Refeição.

Vamos seguir uma alimentação saudável e cuidar da saúde?

Eu sou o Chef Bruno Schadeck e este é o nosso Blog Cook Smart Foods. Sejam sempre muito bem-vindos e bem-vindas! Fico muito feliz que você tenha chegado até aqui!

Siga também nas nossas redes sociais:

Instagram: @cooksmartfoods

Facebook: /cooksmartfoods

Um abraço saudável!

Chef Bruno Schadeck

Deixe uma resposta