Entre em contato pelo WhatsApp 11 9 8204-8122

contato@cooksmartfoods.com.br

Como entrar em déficit calórico para emagrecer

Emagrecer! Quem nunca? Sim, há uma parcela das pessoas que está dentro do peso saudável e não precisa se preocupar com isso, mas, infelizmente, atualmente mais de um quinto da população brasileira está OBESA, representando mais de 20% de homens e mulheres que precisam diminuir o peso. Com isso, o Brasil tem o maior índice de obesidade de todos os tempos (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

Cresce o número de obesos no Brasil. Imagem: Mohamed Hassan – Pixabay

 

E há diferentes fatores para vermos esses números: qualidade de vida ruim; alta ingestão de produtos industrializados; grande consumo de refrigerantes; sedentarismo, etc.

A boa notícia é que é possível reverter o quadro e não é nenhum bicho de sete cabeças! Calma, não briguem comigo! Eu sei que é difícil emagrecer e fugir das tentações à mesa, mas, o que quero dizer é que não é impossível e quando você alcançar seu peso saudável, vai perceber que tudo na sua vida vai melhorar, sua disposição, seu sono, toda sua qualidade de vida.

E a principal forma para que essa química do emagrecimento aconteça no seu corpo tem nome e se chama “déficit calórico”. Isso mesmo.

Como o próprio nome diz, é preciso que seu corpo entre em déficit calórico para que aconteça o processo de perda de gordura corporal, ou seja, você precisa ingerir menos do que você gasta de calorias por dia.

É muito simples, é matemática. Se você ingere diariamente aproximadamente 2.500 calorias no total das suas refeições,  sendo que suas necessidades diárias ficam em torno de 2 mil calorias e você ainda leva uma vida sedentária e não promove um gasto calórico no seu metabolismo, o excedente de 500 calorias vai se acumular em forma de gordura no seu corpo!

Porém, se você ingeriu as mesmas 2.500 calorias, mas, praticou atividade física que lhe rendeu a perda de 800 calorias naquele dia, você ficou com um total de 1.700 calorias para uma necessidade diária de 2 mil, isto é, você ficou em um déficit calórico de 300 calorias e é aí que você começa a entrar no processo de queima de gordura corporal!

Se isso for feito diariamente, com certeza em um mês você pode perder entre 2 a 4 quilos, dependendo de diferentes fatores e de pessoa para pessoa.

Ok, eu sei que você deve estar se perguntando. Mas, como eu sei quantas calorias eu preciso consumir por dia? Você precisa passar em uma consulta com um nutricionista, é esse profissional quem vai calcular suas necessidades calóricas por dia e lhe orientar qual deverá ser seu déficit calórico, e, claro qual será a dieta que lhe auxiliará nesse processo. Aqui é muito importante o combo dieta + atividade física e com certeza um profissional de nutrição vai lhe orientar corretamente.

Para auxiliar na sua dieta e no seu processo de emagrecimento, temos marmitinhas saudáveis e fitness. Confira aqui e faça seu pedido, entregamos no conforto da sua casa ou escritório!

Nosso cardápio prioriza refeições saudáveis apropriadas para dietas de emagrecimento

 

E caso você precise emagrecer, consulte um nutricionista e tenha foco no seu processo, entendendo que dieta não é por um período, e sim, para a vida toda, pois trata-se de um estilo de vida saudável!

Eu sou o Chef Bruno Schadeck e este é o nosso Blog Cook Smart Foods. Sejam sempre muito bem-vindos e bem-vindas! Fico muito feliz que você tenha chegado até aqui!

Siga também nas nossas redes sociais:

Instagram: @cooksmartfoods

Facebook: /cooksmartfoods

Um abraço saudável!

Chef Bruno Schadeck