Entre em contato pelo WhatsApp 11 9 8204-8122

contato@cooksmartfoods.com.br

Afinal, o Coronavírus pode ser transmitido pelos alimentos?

 

Coronavírus e alimentos. Imagem: Pixabay

 

Um dos maiores problemas do novo Coronavírus é justamente o fato de ser um vírus novo, portanto, a comunidade científica e médica ainda não sabe todos os detalhes sobre sua atuação no corpo humano.

Uma prova disso é que no início da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, havia o entendimento de que o contágio se dava somente em idosos, principalmente naqueles que tinham comorbidades. Com o tempo, infelizmente, vimos que a doença tem matado desde bebês até idosos. Não tem mais idade para a Covid-19.

Recentemente também soubemos pela mídia que o vírus é transmitido pelo ar, já que suas partículas ficam suspensas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra sem o uso correto da máscara de proteção, por exemplo. E se outra pessoa estiver no alcance dessas partículas e sem a máscara, será contaminada.

Dentre tantas dúvidas para as quais médicos e cientistas ainda não têm resposta, está uma relacionada aos alimentos.

Afinal, o Coronavírus pode ser transmitido pelos alimentos?

A resposta ainda é incerta, ainda não há evidências a esse respeito. Em pandemias anteriores não houve essa constatação, segundo informações da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (European Food Safety Authority – EFSA), com informações do portal UOL.

Todo vírus precisa de um hospedeiro, no caso do novo Coronavírus, nós, seres humanos e também alguns animais, pois já foi constatado que alguns gatos e cachorros pegaram o Coronavírus, mas sem letalidade.

Logo, por precisar de um hospedeiro, é muito possível que o vírus não seja transmitido pelos alimentos. Além disso, esse grupo de vírus é sensível às temperaturas médias para cozimento dos alimentos, ou seja, aproximadamente 70 º C.

PORTANTO, MUITA ATENÇÃO AO CONSUMO DE ALIMENTOS CRUS! Nesse caso a atenção deve ser redobrada, já que não há o processo de cozimento. Deve-se ter cuidado com a procedência e higienização dos alimentos.

Conforme explica Aline Cesar, do departamento de agroindústria, alimentos e nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), “os animais de produção são fontes de transmissão do Coronavírus desde que esses estejam contaminados, mas o cozimento em casa garante a segurança do consumidor. O vírus necessita de outro ser vivo para expressar sua carga genética e poder se multiplicar. No caso dos alimentos, não há possibilidade dele se multiplicar nos produtos já disponíveis nas gôndolas dos supermercados. É importante, no entanto, que os produtos de origem animal não sejam consumidos mal passados”, explica a especialista, em entrevista ao Portal UOL.

Sabemos que tudo isso é muito novo e apavorante e um dos melhores caminhos para passarmos por isso é nos mantermos bem informados para sabermos como lidar com a doença.

No nosso Blog há outras informações super importantes sobre os cuidados neste período de pandemia. Confira:

Quais produtos de higienização usar no combate ao Coronavírus.

Cuidados com a máscara de proteção contra o Coronavírus.

Como higienizar os produtos que chegam até sua casa.

Como aumentar sua imunidade contra o Coronavírus.

E por aqui na Cook Smart Foods estamos tomando todos os cuidados de segurança alimentar para que nossas marmitinhas saudáveis cheguem em segurança até nossos clientes.

Caso queira solicitar refeições saudáveis para sua quarentena, acesse www.cooksmartfoods.com.br, escolha e faça seu pedido pelo Whats (11) 9 8204-8122. E uma novidade é que nossos clientes estão recebendo máscaras de proteção em seus pedidos! Compramos máscaras para dar de brinde aos nossos clientes e ainda ajudar em outra causa, já que 50% da renda da venda das máscaras está sendo doada para instituições que cuidam de crianças com câncer. Você se cuida e ainda ajuda ao próximo.

 

Chef Bruno Schadeck tomando todos os cuidados nas entregas

 

Aceitamos diferentes formas de pagamento: Dinheiro, cartão de crédito ou débito, transferência bancária, VR, Sodexo Refeição, VR Refeição e Ticket Refeição.

 

Nossas marmitinhas saudáveis chegam em segurança até sua casa

 

CUIDEM-SE! VAMOS TODOS JUNTOS CONTRA O CORONAVÍRUS!

Eu sou o Chef Bruno Schadeck e este é o nosso Blog Cook Smart Foods. Sejam sempre muito bem-vindos e bem-vindas! Fico muito feliz que você tenha chegado até aqui!

Siga também nas nossas redes sociais:

Instagram: @cooksmartfoods

Facebook: /cooksmartfoods

Um abraço saudável! Ops, abraço agora não pode, quem sabe em breve!

Chef Bruno Schadeck

 

 

Deixe uma resposta